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Sucesso na carreira é questão de tiro ao alvo

Sucesso na carreira é questão de tiro ao alvo

Você deve estar se perguntando, será que cliquei no artigo certo? Afinal o que tiro ao alvo tem a ver com carreira?

A resposta é:  TUDO! 

Para se acertar o centro do alvo, denominado  popularmente “ MOSCA”, é preciso foco.

Em sua carreira não é diferente.

 Não tente vender suas qualificações profissionais para todo mundo ou vai acabar não vendendo a ninguém.

É preciso ter foco.

Descubra qual o nicho de empresas que estão dispostas a comprarem suas qualificações profissionais e você terá economizado um tempo considerável rumo ao sucesso.

Distribuir currículos aleatoriamente sem critério algum para qualquer empresa é o mesmo que atirar para todos os lados, dificilmente se acertará o alvo.

Vou procurar ser mais claro, imagine que uma empresa de cosméticos fabricante de shampoos tente atingir a todos os públicos com o mesmo produto, ou seja, em suas propagandas veicula que o produto é perfeito para toda a família, idosos com cabelos brancos que querem um efeito natural, mulheres com cabelos tingidos e com alisamento, homens com caspa, crianças com sensibilidade no couro cabeludo, até para cães e gatos,.....e mais.... e mais.

Que credibilidade esse produto passaria?

Você compraria e usaria em si mesmo?

E quanto aos seus filhos e netos, arriscaria?

Agora imagine o seguinte anúncio:

Linha de shampoos infantis, o único fabricado exclusivamente pensado nas necessidades da criança, não causa irritação no couro cabeludo, estimula o crescimento dos fios, dando brilho e maciez, trata o bulbo capilar eliminando a caspa infantil, preserva o fio e elimina a queda.  Nota: Produto não recomendado para uso em adultos ou animais, pois pode não apresentar os mesmos resultados.

Caso precisasse, qual dos dois tipos de shampoo você compraria para seus filhos, sobrinhos netos, irmãos menores ou ofereceria como forma de presente para filhos de amigos?

Qualquer um em sã consciência escolheria a opção, que está segmentada ao público infantil.

Para sua carreira de sucesso esse princípio de marketing também se aplica de três maneiras:

1ª – Você não deve oferecer suas qualidades profissionais para qualquer empresa de qualquer segmento, por exemplo, se você atua como comprador de alimentos e insumos para um restaurante de alta gastronomia, não cometa o erro de tentar ser comprador de modelos de calçados para uma grande rede calçadista.

2ª - Você não deve tentar entrar em uma empresa aceitando qualquer cargo, agindo assim poderá causar uma péssima impressão a seu respeito, quem procura emprego de qualquer coisa passa a mensagem que não sabe fazer nada bem feito, só está interessado no emprego e não no trabalho. Mesmo que seja em cargos de baixa qualificação procure ser claro, por exemplo, “Procuro oportunidade de auxiliar de serviços gerais em rede hospitalar na área de almoxarifado ou descarte de materiais”. Assim você construirá uma imagem na cabeça do recrutador que mesmo sendo em serviços primários, você tem habilidades com a tarefa.

3ª - Procure uma empresa que esteja alinhada com seus objetivos profissionais de médio e longo prazo, já conheci diversos profissionais que ficaram muito tempo amarrados a empresas que em nada contribuíram para seu crescimento de carreira, por exemplo, tenho uma  amiga que estudou fisioterapia e sempre sonhou em trabalhar em uma clínica de recuperação infantil, permaneceu mais da metade da vida produtiva na área comercial de uma empresa, depois abriu um salão de beleza e no momento  atua no segmento de comércio de móveis.

Ser fisioterapeuta continua na esfera do sonho, devido falta de foco.

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Para seu sucesso na carreira, tenha foco, mire o alvo e suas chances de acertar na mosca será muito maior.

 

Abraço,

Jorge Penillo

 

Autor: Jorge Penillo
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