Artigo

O poder do entusiasmo na Carreira

O poder do entusiasmo na Carreira

Você sabe qual a diferença entre entusiasmo e motivação?

Segundo o dicionário Aurélio,  entusiasmo pode ser definido como “exaltação ou arrebatamento extraordinário daqueles que encontram-se sob inspiração divina, define ainda como alegria viva, júbilo, dedicação ardente, ardor, paixão, veemência, vigor no falar ou escrever”.

Já para os Gregos um ser entusiasta era aquele que estava possuído por Deuses.

Independente da fonte, você já pôde perceber que o termo entusiasmo é forte e representa o fato de você ser capaz de transformar suas emoções e a sua própria realidade.

É perceptível que o entusiasmo se trata de uma força transformadora de origem interna.

Já a motivação, se trata de uma força externa modificando o indivíduo internamente.

Tomemos como exemplo uma pessoa que recebe um elogio de seu chefe, professor, ou uma pessoa do sexo oposto,  consequentemente sente-se feliz e esse sentimento o contagia, irradiando alegria durante certo tempo.

Se estas mesmas pessoas o criticam, ele sente-se infeliz e esse sentimento também o contagia, porém com tristeza, e dura o triplo do tempo da alegria.

Logo percebe-se que o motivado é um ser reativo, ou seja reage a fatores externos.

Para o entusiasta, são os fatores internos que modificam os fatores externos, sem necessariamente precisar de estímulos.

É bem verdade que um elogio, ou um estímulo externo, também é bom para o ego, porém a pessoa entusiasta sabe seu caminho, para onde está indo, e assim consegue identificar se o elogio trata-se de bajulação, ou não.

O entusiasta é aquele que acredita mais em si próprio e na capacidade de aprender, vai muito além de fracassar ou vencer.

Na verdade o entusiasta ultrapassa obstáculos aprendendo, ele é capaz de mudar sua própria realidade, de fazer as coisas acontecerem, pois não depende de nada e de ninguém.

Agora eu te pergunto....

Você se considera um motivado ou entusiasta?

A sua energia interna é tão forte que é capaz de criar um campo magnético em volta de si, a ponto de atrair as pessoas ao seu redor, e induzi-las a um estado de entusiasmo?

Quando você está no trabalho, na presença de colegas, fornecedores ou clientes e ao falar, as pessoas passam a ouvi-lo com atenção?

O olhar das pessoas demonstra admiração e respeito, só pelo fato de ouvir a sua voz?

Se procurou ser sincero consigo mesmo e respondeu que sim, parabéns você é um entusiasta respeitado e admirado por todos, que faz a diferença em seu meio e sua companhia é muito bem vinda.

Mas se também foi sincero e respondeu que não, sinto em lhe dizer que você não tem a mínima condição de persuadir e encantar as pessoas, através de sua energia. E vou mais longe não tem condições de elevar seu nível de aprendizado, e obter excelentes resultados na carreira.

E você sabe porque?

Porque te falta entusiasmo.

É impossível sentir o gosto da vitória em qualquer área da vida sem entusiasmo.

Mas se você chegou até aqui, significa que quer aprendizado, portanto seu caso é diferente, você não faz parte daquelas pessoas que se conformam com qualquer coisa e contenta-se com as migalhas que a vida oferece.

Não, você definitivamente não é como aquelas pessoas que se contentam apenas com um lugarzinho no sofá, tendo a televisão como companhia, assistindo sempre aos mesmos programas, com um emprego horrível de baixa remuneração, cujo chefe é insuportável e não te abre portas para novos desafios.

Somente os pessimistas desmotivados podem se contentar com uma vida tão infeliz assim.

Entenda o pessimista corporativo, não é bem quisto pelos colegas de trabalho, fornecedores e clientes, e vou mais longe, por absolutamente ninguém.

Para ser bem sucedidos pessimistas dependem da sorte, motivados dos outros, entusiastas da oportunidade.

Se você deseja ter o poder de controlar a sua vida, de persuadir, e encantar a si mesmo e as pessoas a sua volta, seja uma pessoa entusiasta.

Esta é a condição número 1 para se diferenciar e se destacar dos demais.

Vejo pessoas falando de seus empregos, de seus cargos, com grande desânimo, sem energia alguma, outras participando de entrevista de emprego  ou tentando uma promoção sem entusiasmo algum, é evidente que essas pessoas serão rejeitadas instantaneamente.

Trabalhe sua energia interna, e você verá como todos a sua volta se transformarão.

Separei 20 dicas fundamentais para despertar sua força interior.

 

 TOP - 20 do entusiasta.

1º Lembre-se de seu passado apenas como forma de aprendizado, não se fixe nas coisas negativas, sua construção será daqui pra frente.

2º Afaste-se de pessoas pessimistas e emocionalmente fracas, que só consomem sua energia.

3º Pare de reclamar da vida, profissão ou cargo, faça as pazes com sua ocupação profissional atual e construa aos poucos a carreira que você almeja.

4º Haja com  bom humor, o pai da ignorância é o mau humor.

5º Jamais se aproxime de alguém para se lamentar ou criticar sua vida ou a vida de outras pessoas. Não atire nas mãos dos outros a responsabilidade pela sua vitória.

6º Desacredite nos rótulos que te impuseram até hoje, como pais, professores ou amigos que diziam que você é assim ou assado, porque puxou seu avô, sua avó, ou porque você é do grupinho dos burros ou sem noção. Vá mais longe, perdoe essas pessoas e a si mesmo por um dia ter acreditado nesses rótulos.

7º Comece a condicionar sua mente para o aprendizado contínuo, saber é o alicerce do sucesso em sua carreira.

8º Tenha objetivos e metas bem claras escritas em um papel e faça um acompanhamento contínuo.

9º Seja Sociável.

10º Faça amizades com pessoas entusiastas.

11º Ande bem vestido, limpo e perfumado, invista na sua imagem, afinal é um santo remédio para sua autoestima.

12º Leia livros de autodesenvolvimento e biografias de personalidades marcantes e admiráveis.

13º Ria de si mesmo, não precisamos ser perfeitos o tempo todo.

14º Evite a rotina, faça caminhos diferentes para ir ao trabalho, a escola, a academia, fale com pessoas diferentes, use sempre muita cordialidade com todos.

15º Recrie-se constantemente, não há nada mais chato que uma pessoa monótona, que fala das mesmas coisas todos os dias, ou vá aos mesmos lugares.

16º Não se contente com pouco, pense grande, mas comemore as pequenas vitórias.

17º Acredite em você mesmo, aceite ajuda, mas não espere por nada e nem  ninguém.

18º Não seja dependente de pessoas e fatores externos para se sentir bem, ouça música, dance, sorria diga para as outras pessoas como está se sentindo feliz.

19º Abra sua mente para novas ideias e experiências, mude sua vida para melhor.

20º Aprenda fazendo e faça aprendendo assim você ganhará tempo.

Lembre-se: Agora quem está no controle é você e o entusiasmo te dará poder para transformar sua carreira.

Autor: Jorge Penillo
MAIS ARTIGOS


CADASTRE-SE E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Já tem cadastro? Clique aqui e faça o login

SIGA-ME NO FACEBOOK

DEIXE UMA MENSAGEM

Jorge Penillo © 2015
Todos os direitos reservados